ANIMAIS NELORE

O que são animais PA, PC e PO e como isso pode impactar no seu rebanho

Genética Bovina 11 de Mai de 2023

Descubra o que são essas classificações e como elas podem impactar na genética do seu rebanho e no sucesso do seu projeto.


Se você está envolvido na criação de gado, provavelmente já ouviu falar dos termos P.A. (ou L.A.), P.C. e P.O. Mas você sabe o que eles significam? Neste post, vamos explicar a diferença entre esses tipos de animais e como eles podem te ajudar a melhorar o patamar genético do seu plantel.

Animais P.A., o antigo Livro Aberto (L.A.) são aqueles que não possuem registro de sua linhagem, mas apresentam características morfológicas idênticas a animais P.O. da raça em questão. Ou seja, eles são considerados puros por aparência. Apesar de não possuírem um pedigree registrado, esses animais já possuem um valor agregado e podem ser uma boa alternativa para quem deseja formar um rebanho P.O., mas não tem aporte financeiro para adquirir animais P.O. de imediato.

Já os animais P.C. são considerados puros por cruzamento. Eles são o resultado do cruzamento de animais P.O. com matrizes P.A. Matrizes P.C. já possuem ventre P.O., ou seja, em apenas duas gerações é possível obter animais P.O. a partir de animais P.A. Essa é uma estratégia muito utilizada por criadores que desejam formar um rebanho P.O. sem precisar fazer um investimento muito alto de imediato.

Por fim, os animais P.O. são aqueles que possuem um pedigree registrado e são considerados puros de origem. Eles possuem uma linhagem reconhecida e controlada, o que garante a pureza da raça. Esses animais são os mais valiosos e procurados por criadores que desejam formar um rebanho de alta qualidade genética.

Agora que você entende a diferença entre animais P.A., P.C. e P.O., é importante destacar que cada um deles possui vantagens e desvantagens. Se você deseja formar um rebanho P.O., a aquisição de animais P.A. e P.C. pode ser uma boa alternativa para reduzir os custos iniciais. Mas lembre-se sempre de escolher animais de plantéis de referência em genética e melhoramento, independentemente de serem P.O. ou não.

Seja qual for a sua escolha, o melhor local para fazer os seus investimentos, seja em animais P.O., P.C. ou P.A. é na erural. Só aqui, você encontra animais dos principais criatórios durante todo o ano, e conta com uma assessoria de veterinários e zootecnistas para te ajudar a encontrar os animais ideias para o seu projeto. Além disso, na erural você encontra os melhores touros P.O. para promover o melhoramento genético do seu rebanho.

Então não perca mais tempo! Clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos consultores, nossa equipe está à disposição para te ajuda a elevar o patamar genético do seu plantel.


Marcadores

erural

Tradição é fazer negócio!