Nelore Pintado: Descubra a fascinante história por trás dessa raça brasileira

Genética Bovina 28 de Fev de 2024

Você já ouviu falar no Nelore Pintado? Essa raça bovina brasileira tem conquistado cada vez mais espaço nos campos e nas conversas entre os criadores e pecuaristas do país. Mas você sabe como tudo começou? Vamos explorar a história fascinante por trás do surgimento do Nelore Pintado no Brasil.

Origens na Índia:

A história do Nelore Pintado tem suas raízes na Índia, mais precisamente em uma novilha chamada Iraci. Em 1906, Iraci foi trazida para o Brasil e, ao dar à luz, surpreendeu a todos com uma bezerra de pelagem vermelha, batizada de Itabira. Esse acontecimento marcante foi o ponto de partida para a criação dessa raça tão especial.

Imagem meramente ilustrativa gerada por I.A.

Descoberta do Gene Recessivo:

O que torna o Nelore Pintado tão único é a presença de um gene recessivo que pode resultar em uma variação na pelagem dos animais. Esse gene foi descoberto quando Itabira, ao ser cruzada com nelores brancos tradicionais, continuou a gerar bezerros com pelagem vermelha. Essa descoberta abriu novos horizontes para os criadores, que viram no Nelore Pintado um potencial a ser explorado.

"A identificação desse gene recessivo foi um marco na pecuária brasileira, abrindo caminho para o surgimento de uma nova linhagem dentro da raça Nelore." - Dr. José Anibal Comastri, pesquisador da Embrapa.
Imagem meramente ilustrativa gerada por I.A.

Seleção e Aperfeiçoamento Genético:

A partir daí, os criadores dedicaram-se à seleção e ao aprimoramento genético dos Nelores Pintados. Esse processo exigiu paciência, dedicação e expertise, mas os resultados foram recompensadores. Com o tempo, a raça foi refinada, suas características foram aprimoradas e sua presença na pecuária brasileira foi consolidada.

Fonte: Google Imagens - Agrishow Digital

Reconhecimento e Expansão:

Hoje, o Nelore Pintado é reconhecido e valorizado em todo o país. Sua beleza exótica, aliada às suas qualidades zootécnicas, como rusticidade, precocidade e qualidade da carne, o tornam uma escolha popular entre os criadores e pecuaristas. Com um mercado em constante expansão, o Nelore Pintado continua a conquistar admiradores e a deixar sua marca na história da pecuária brasileira.

"O Nelore Pintado representa o melhor da pecuária brasileira, combinando beleza, funcionalidade e produtividade." - Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
RADAR FIV V3 - Jovem reprodutor teve 50% dos seus direitos vendidos por R$ 705.000,00 valorizando o animal em mais de R$ 1,4 milhões de reais durante a Expogenética 2023

Conclusão:

A história do Nelore Pintado é uma jornada fascinante de descoberta, inovação e sucesso. Desde suas origens modestas até sua ascensão como uma raça reconhecida e valorizada, o Nelore Pintado é um verdadeiro tesouro genético brasileiro. Com seu legado de beleza, qualidade e produtividade, o Nelore Pintado continua a escrever novos capítulos na história da pecuária nacional.

Quer saber mais sobre o Nelore Pintado e sua contribuição para a pecuária brasileira? Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos interessantes e informativos!

Referências:

  • Comastri, J. A. (2021). "A História da Raça Nelore Pintado". Revista Rural Centro.
  • Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
  • Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
  • Artigo: "Origens e Desenvolvimento do Nelore Pintado no Brasil", Revista Brasileira de Zootecnia, vol. 42, 2013.

Marcadores

erural

Tradição é fazer negócio!