RETIRADA DE PALETA COM PINÇA - IATF

Dicas para um bom resultado na IATF

Genética Bovina 4 de Mai de 2023

Separamos 10 dicas importantes para te ajudar a obter bons resultados durante os protocolos de IATF.


A IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é uma técnica reprodutiva utilizada na pecuária para aumentar a taxa de concepção das vacas. Para garantir bons resultados durante a IATF, é preciso seguir algumas dicas importantes. Neste post, separamos 10 dicas para te ajudar a ter um bom resultado na IATF.

  • Certifique-se de que o inseminador tenha água, sabão e papel disponíveis para manter as mãos sempre limpas.
  • Confira se a temperatura do descongelador de sêmen está adequada antes de retirar a palheta do botijão.
  • As palhetas precisam ficar na água do descongelamento por pelo menos 30 segundos.
  • Mantenha o inventário sempre organizado para que a palheta de sêmen seja localizada dentro de 5 a 10 segundos.
  • Use pinças para remover as palhetas de sêmen do botijão, tomando o cuidado de manter a caneca abaixo da linha gelada. Se a palheta não for localizada dentro de 10 segundos, a caneca deve ser abaixada de volta para o nitrogênio por pelo menos 10 segundos antes de reiniciar a procura.
  • Descongele um máximo de cinco palhetas de cada vez (exceto caso o inseminador não seja capaz de inseminar 5 vacas em 10 minutos para sêmen sexado, ou em 15 minutos para sêmen convencional).
O número real de unidades para descongelar deve ser baseado na eficiência do técnico e nas instalações (distância do descongelador até a vaca, sistemas de contenção das vacas, entre outros fatores).
  • As palhetas devem ser devidamente secas após a retirada do descongelador e protegidas da luz solar. Corte a palheta reto, não em um ângulo, e encaixe no adaptador da bainha de inseminação para evitar refluxo do sêmen.
  • Mantenha sempre papel toalha limpo na mão para limpar a vulva da vaca.
  • Abra os lábios vulvares para evitar tocar o aplicador de sêmen em qualquer coisa que possa contaminá-lo.
  • Empurre o êmbolo do aplicador de sêmen de forma lenta e suave. Complete a tarefa em pelo menos 5 segundos.

Com essas dicas em mente, você estará no caminho certo para alavancar a produtividade do seu rebanho e colher os benefícios de um protocolo de IATF bem-sucedido. Mas é importante lembrar que também é fundamental ter sêmen de qualidade e com alta taxa de concepção. Na erural você encontra sêmen de excelência dos principais touros do país, clique aqui e confira.

Ah... Também é importante ressaltar que para alcançar o máximo potencial do seu rebanho, é crucial investir em um manejo adequado, que inclui nutrição balanceada, manejo sanitário de qualidade e claro, matrizes de qualidade para o seu plantel. Só na erural você encontra matrizes de alto padrão genético dos principais criatórios do Brasil. Clique aqui e fale com um de nossos consultores, estamos prontos para te ajudar a alcançar os seus objetivos na pecuária.


Marcadores

erural

Tradição é fazer negócio!