NOVILHAS EAO DA EXPOZEBU

Descubra o que os maiores iABCZ que passaram na erural em 2022 têm em comum

Expozebu 4 de Abr de 2023

Conheça mais sobre as características que influenciam o índice de seleção genética e saiba como ele pode ajudar a melhorar a qualidade do seu rebanho.


O iABCZ é uma importante ferramenta de seleção genética utilizada na pecuária brasileira, especialmente na raça zebuína. Ele é um índice que considera várias características importantes para a produção de carne bovina, como ganho de peso, conformação, precocidade e tamanho.

Um dos principais benefícios do iABCZ é que ele ajuda os criadores a selecionar os animais com maior potencial de desempenho e, assim, melhorar a qualidade genética do rebanho. É o índice de seleção que contempla características de importância econômica, sugerido como critério de seleção dos animais dentro do PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos.

A ABCZ traz em seu site que o iABCZ considera e pondera as seguintes DEPs:

iABCZ = 10% PM-EM + 15% PD-ED + 20% TMD + 15% GPD + 15% PS-ED + 15% IPP + 10% PE450

Em que, PM-EM = peso à fase materna – efeito materno (120 dias); PD-ED = peso a desmama; TMD = total materno do peso a desmama; GPD = ganho de peso pós-desmama; PS-ED = peso ao sobreano; IPP = idade ao primeiro parto, e PE450 = perímetro escrotal ao sobreano.

Agora que você já sabe o que é o iABCZ e qual a sua importância, vamos apresentar dois animais de destaque que passaram pela Erural no ano passado: o Touro e a Matriz de maior índice. O reprodutor com maior iABCZ foi o DELEGADO FIV DA EAO, com incríveis 40,93 pontos de índice. Já a fêmea de maior índice foi a EXCELENCIA FIV PO DA VC, que marcou impressionantes 48,51 pontos de iABCZ.

Delegado FIV da EAO - Alta
Delegado FIV da EAO

Ambos os animais são excepcionais em termos de índice e possuem uma genética superior, o fundamental para a produção de animais de alta qualidade. Mas, além disso, eles possuem mais uma coisa em comum. Os dois foram negociados durante a Expozebu do ano passado.

A Expozebu é um evento anual que reúne os principais criadores de gado zebuínos do Brasil e do mundo. Para um pecuarista que busca melhorar geneticamente seu rebanho, acompanhar a Expozebu pode ser uma oportunidade única de conhecer as mais recentes técnicas de seleção, manejo e nutrição dos animais, bem como as novidades em tecnologia para o setor.

Além disso, a Expozebu é um ambiente propício para trocar experiências com outros pecuaristas, identificar tendências de mercado e fazer negócios. Participar da Expozebu pode ser um passo importante para colocar o rebanho na ponta do melhoramento genético e, consequentemente, aumentar a sua produtividade e a rentabilidade do seu negócio.

Para um pecuarista que deseja acompanhar de perto a Expozebu e ter acesso aos principais leilões e shoppings da exposição, a erural é o melhor local para isso. Além de oferecer toda a estrutura necessária para que o produtor possa participar do evento com comodidade e segurança, a erural conta com uma equipe de especialistas em genética, formada por médicos veterinários e zootecnistas, que estão sempre prontos para auxiliar na escolha dos melhores lotes para o projeto do produtor.

Com a erural, o produtor tem a certeza de que está fazendo as melhores escolhas para o seu rebanho e, consequentemente, aumentando a produtividade e a rentabilidade do seu negócio. Clique aqui agora mesmo e fale com um de nossos consultores, vamos entender direitinho o seu projeto e te ajudar a conquistar o topo do melhoramento genético.


Marcadores

erural

Tradição é fazer negócio!