(Foto: ABCZ)

Conheça um pouco mais sobre a ExpoZebu, maior feira de zebuínos do mundo

Expozebu 10 de Abr de 2023

Saiba mais sobre a história da feira e conheça 3 pontos que mostram que todo pecuarista deve acompanhar a ExpoZebu


Se você é um amante da pecuária zebuína, certamente já ouviu falar da ExpoZebu. A maior feira de zebus do mundo surgiu em 1935, promovida pela então Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, como uma forma de iniciar a evolução da pecuária zebuína no Brasil.

Ao longo de seus mais de 80 anos de história, a ExpoZebu se tornou um ponto de encontro de pecuaristas de todo o mundo. Em 1941, o Parque de Exposições Fernando Costa foi inaugurado em Uberaba, Minas Gerais, para sediar a exposição.

A feira sempre foi palco de grandes negócios, como a venda do Touro Aragão por 500 contos de réis em 1940, mesmo valor de uma fazenda de 700 alqueires na época. O Parque Fernando Costa, sede da Sociedade Rural, e a Fazenda Experimental Getúlio Vargas também foram inaugurados em 1941 e se tornaram passagem obrigatória dos presidentes que sempre visitaram a feira.

A ExpoZebu sempre foi conhecida pelo desfile de animais, que atrai milhares de visitantes. A Fazenda Experimental foi palco de importantes estudos e pesquisas, como os testes de congelamento de sêmen, que ajudaram a disseminar melhor a genética dos animais pelo país. Na década de 1960, desbravadores atravessaram o Atlântico em busca de mais animais na Índia, a última grande importação.

Em 1967, a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro se tornou a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e, com aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), se transformou na coordenadora oficial das exportações de zebuínos.

Três pontos fortes da ExpoZebu

  • Maior feira de pecuária zebu do mundo

A ExpoZebu hoje lidera o ranking mundial de maior feira agropecuária, se considerarmos apenas a subespécie de bovinos zebuínos. Isso faz com que a relevância da exposição seja muito grande ao nível global.

🐄
Não perca mais tempo! Tudo sobre a ExpoZebu 2023 em um só lugar. Clique aqui e saiba mais!
  • Tradição quase secular

Além de ser a maior feira agropecuária de Zebu do mundo, a ExpoZebu também é a mais tradicional do Brasil com mais de oito décadas de história, a exposição de 2023 será a 88° edição da feira.

  • Força política aliado a força comercial

Todo mundo sabe que a força comercial da ExpoZebu é gigantesca, com as milhares de vendas que ocorrem todos os anos, dentro dos leilões e shoppings que acontecem durante a feira. Mas essa força comercial também está aliada a uma força política muito marcante, a prova disso é que desde Getúlio Vargas, todos os presidentes são presença garantida no evento.

Conhecer a história da ExpoZebu é uma forma de entender a evolução da pecuária zebuína no Brasil e no mundo. Hoje, a feira se tornou um evento de referência internacional para os pecuaristas em busca das melhores raças de zebu. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar a feira, não deixe de incluí-la em sua lista de eventos pecuários.

Com a ajuda da erural, você fará as melhores escolhas para o seu rebanho durante toda a ExpoZebu e te ajudaremos conquistar o topo do melhoramento genético. Não perca mais tempo e clique aqui agora mesmo para falar com um de nossos consultores e entender como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos na pecuária.


Marcadores

erural

Tradição é fazer negócio!