Sherlock da Matinha: O legado do ícone da raça Nelore

Nelore 3 de Mar de 2023

Um dos melhores reprodutores da pecuária brasileira faleceu no dia 2 de março de 2023, mas seu legado e a sua genética serão eternos.


Com pesar, a pecuária brasileira recebeu a notícia do falecimento de um de seus maiores ícones, o touro Sherlock da Matinha. Sua importância na pecuária se deu pela qualidade dos seus descendentes, que apresentaram excelentes desempenhos em testes de avaliação genética e morfologica, além de um padrão racial exemplar e por ser um precursor no melhoramento da eficiência alimentar.

Sherlock iniciou sua carreira ainda muito jovem, antes dos 18 meses, conquistando o mercado com sua genética impecável e um temperamento calmo e dócil. Durante seus nove anos ininterruptos produzindo sêmen na Central ABS, Sherlock teve sua genética utilizada por rebanhos comerciais e mais de 1000 rebanhos POs, somando mais de 340 mil filhos espalhados pelo Brasil e toda a América Latina.

SHERLOCK MAT - ABS

O touro foi um dos principais raçadores Nelore do país, superando expectativas e alcançando a marca de mais de 540 mil doses vendidas. O médico veterinário Frederico Bessa, gerente pecuário do Rancho da Matinha, explica que o sucesso de Sherlock se deve ao fato de que ele tinha no DNA a identidade do criatório, que é um dos principais da raça Nelore.

"Alia boas avaliações genéticas, morfologia e padrão racial perfeito", destaca.

Luciano Borges, proprietário do Rancho da Matinha, lembra que Sherlock participou de uma das primeiras edições do PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens), tendo sido muito demandado desde então.

"É um touro super precoce de aprumos muito bons, ossatura e pigmentações boas, e de um padrão racial exemplar, além de excelentes avaliações. Certamente, foi um dos reprodutores que mais teve procura de sêmen no Rancho da Matinha".

Com a partida de Sherlock, a pecuária brasileira perde um grande ícone, mas seu legado será eterno. Seus descendentes certamente seguirão contribuindo para a evolução da raça Nelore e para o desenvolvimento da pecuária brasileira. Que descanse em paz, Sherlock da Matinha, e obrigado por todo o seu trabalho e dedicação à pecuária brasileira.

Leia mais

Leia mais

Fonte: Portal DBO e Ascom Central ABS


Marcadores

erural

Tradição é fazer negócio!