Semiconfinamento: planejar é a chave do sucesso
Uma análise minuciosa das condições da fazenda, objetivos de produção e capacidade de investimento é fundamental para alcançar uma maior lucratividade e evitar desperdícios.
A produção agropecuária tem passado por várias transformações ao longo do tempo, evoluindo de um estágio amador para um estágio profissional exigindo do empresário rural uma nova visão de administrar e fazer a gestão de sua fazenda.
Muitas “empresas” rurais encontram-se enquadradas neste período de transição.
No novo cenário da produção pecuária de corte observa-se um avanço por parte dos produtores em alterar seus sistemas de produção inserindo em suas fazendas novas tecnologias, destacando-se o semiconfinamento.
O semiconfinamento é um sistema de produção intensiva a pasto (Vieira, 2019), com fornecimento de rações, cuja finalidade é encurtar o processo de produção dos animais (engorda, recria de machos e fêmeas, outras categorias) visando melhorar a lucratividade e produtividade.
O semiconfinamento exige investimentos em instalações, equipamentos, mão de obra e principalmente o produtor tem que ficar atento as variáveis mercadológicas como preço dos insumos (milho, ração, produtos veterinários), valor da arroba de boi e reposição dos animais. Diante desta perspectiva, o planejamento torna-se cada vez mais importante para o sucesso de sua futura ou atual produção em semiconfinamento.
Muitos produtores entram em contato através de nossa plataforma de semiconfinamento solicitando informações sobre como montar a produção. Em muitos casos verificam-se que muitos deles tem informações empíricas, baseadas em conversas de amigos e outras fontes. A maioria deseja uma fórmula de ração pronta e como fazer a produção dar lucro.
Diante do quadro começo a fazer os questionamentos: quais os animais que deseja produzir? Qual o período produtivo? Quais instalações presentes na fazenda? Quais fontes de alimentos deseja utilizar? Qual a capacidade investimento? Qual o estágio atual de suas pastagens?
Ao escrever este artigo, enumerei alguns passos importantes para o leitor começar o planejamento de sua produção em semiconfinamento e até mesmo ajustar os seus processos em andamento:
- Primeiro defina seus objetivos de produção. Quais as categorias de animais desejam produzir no semiconfinamento (avalie seu rebanho primeiramente);
- Qual o período de produção: 60, 90, 120 dias? Qual época iniciarei a produção?
- Avalie sua capacidade de investimentos, principalmente quanto as instalações, equipamentos, aquisição dos animais e mão de obra;
- Fazer uma análise minuciosa do ambiente externo da sua empresa rural, buscando informações sobre os juros, políticas econômicas, cenário político, balança comercial, preços dos insumos, preço da arroba do boi (pecuarista) e demais fatores que possam impactar a lucratividade da empresa.
Ao finalizar este artigo, gostaria de destacar que a principal função do planejamento é organizar os fatores de produção (terra, animais e mão de obra) e as tecnologias utilizadas (no caso o semiconfinamento) para obter uma maior lucratividade para o pecuarista e evitar desperdícios.
Brevemente voltarei a descrever mais sobre o tema.
Até uma próxima oportunidade.
Leia mais
- O que é CEIP em animais e por que você precisa conhecer!
- Sherlock da Matinha: O legado do ícone da raça Nelore
- 7 passos para deixar os bebedouros limpos em sua fazenda!