Como é realizada a gestão da sua produção?
Conheça a gestão por índices produtivos e econômicos.
“Quem não mede não controla, quem não controla, não gerencia”
Prezados leitores, recentemente publiquei um artigo no Agrolink em que fiz uma reflexão sobre o estágio atual das fazendas brasileiras quanto a sua gestão. O artigo abordou que a maioria das fazendas se encontram em processo de transição entre fazenda tradicional e empresa rural (principalmente as de produção de pecuária corte e leite).
Os proprietários estão em busca de identidade convivendo ainda com a produção tradicional e necessitando avançar para um estágio mais profissional. Entretanto, para atingir tais objetivos, precisam quebrar uma série de paradigmas que ainda permeiam a pecuária de corte e leite.
O que caracteriza este empreendimento é um modelo no qual se observa os processos de gestão empresarial, planejamento e orçamento da produção realizados de maneira não efetiva e não trabalham com metas e objetivos. Os gestores frequentemente focam suas ações em aumentar a produção e produtividade, sem considerar os demais fatores de produção que influenciam diretamente no resultado econômico de sua empresa.
Diante desta perspectiva é fundamental conhecer os seus custos de produção, pois a determinação dos custos de produção tem a finalidade de verificar como está a rentabilidade da produção. Para tanto há necessidade dos administradores e empresários rurais montar um sistema de produção e utilizar as ferramentas gerenciais visando regular e avaliar os principais indicadores produtivos (zootécnicos ou agronômicos) e econômicos.
Atualmente a moderna administração rural (gestão do sistema de produção) utiliza como métrica de gestão e avaliação do desempenho balizados pelos indicadores produtivos (zootécnicos e/ou agronômicos) e os indicadores econômicos.
Os indicadores produtivos e financeiros são utilizados:
⦁ Para a auxiliar a definição dos objetivos da produção
⦁ Análise do processo produtivo
⦁ Auxílio na redução dos custos de produção
⦁ Identificação do ponto de equilíbrio da atividade
Inicia-se o processo primeiramente com os indicadores produtivos e a partir daí estabelece-se e avalia-se os indicadores econômicos.
Porquê deve-se primeiro estabelecer os indicadores produtivos (técnicos)?
Os indicadores produtivos (coeficientes técnicos /índices produtivos) indicam quanto de recursos é necessário para produzir uma unidade do empreendimento, vale destacar ainda:
⦁ São importantes para fixar o tamanho máximo possível dos empreendimentos e a melhor combinação dos recursos;
⦁ São desenvolvidos para corresponder à unidade orçamentária de cada empreendimento;
⦁ São ferramentas de gestão utilizadas para medir o nível de desempenho ou de sucesso da produção rural;
Veja este exemplo:
A fazenda Boi Legal pretende produzir 110 animais em semiconfinamento, animais pesando a entrada 450 kg, estimando um GMD 1,2 x kg animal/dia, com taxa de lotação de 2 animais/ hectare, consumindo 1% de peso vivo de ração/animal por 60 dias?
Observe que a consultoria técnica juntamente com o proprietário estipulou os índices técnicos produtivos e a partir destes índices vai calcular o custo da ração, a reforma das pastagens diferidas e o valor de compra dos animais, aliada a outras variáveis chegará ao custo final do lote produzido. As receitas serão consideradas a partir do ganho de peso e arrobas produzidas.
Caso não atinja as metas produtivas estabelecidas deverão ser contemplados mecanismos de controle para averiguar os possíveis erros e corrigi-los para a produção dos futuros lotes.
Logo, os índices produtivos detectam os desvios dos padrões existentes e servem de referência para os gestores adotarem as medidas corretivas.
Quais são os indicadores econômicos e os indicadores produtivos (zootécnicos e agrícolas) ?
⦁ Indicadores econômicos
Os principais indicadores econômicos são: controle de receitas e despesas, investimentos, custos, despesas, anotação e avaliação de resultados, lucro ou prejuízo.
⦁ Indicadores produtivos (índices zootécnicos)
Os principais índices técnicos da produção pecuária :Idade dos animais, peso a entrada e saída dos animais, índices de produção Kg/ hectare, Ganho Médio Diário (GMD), período de Ocupação (confinamento e semiconfinamento) , taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de desfrute, peso do bezerro ao desmame, produção leite/vaca/dia; etc..
⦁ Indicadores produtivos (índices agrícolas)
Os principais índices técnicos da produção agrícolas: sacas (milho/soja) / hectare; quantidade de calcáreo e adubo/ hectare, etc...
Ao concluir este artigo verifica-se que a gestão por indicadores técnicos e econômicos é fundamental para uma boa gestão da produção e consequentemente do empreendimento rural e que números imprecisos de indicadores técnicos podem levar a um planejamento equivocado da produção. Assim sendo:
Indicadores técnicos precisos são essenciais para um processo correto do planejamento do empreendimento.
Como implantar os indicadores em minha fazenda?
Amigo, isto é assunto para um próximo artigo, até uma próxima oportunidade...
Deseja saber mais sobre gestão agropecuária? Então clique aqui.